sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PRIMAVERA/VERÃO - 2016

Lembrando que nem tudo que aparece nas passarelas pode invadir as ruas, sendo só uma forma exagerada, muitas vezes ousada, de apresentar e chamar a atenção para algumas tendências.
estilo boho entre as Tendências Primavera/verão 2016

Mas, quem é fã do estilo boho, dos anos 1970, pode comemorar, pois ele continua em alta, e se prepare para uma invasão de batas, mangas evasês, muitos tops cropped em crochê, macaquinhos, quimonos longos, detalhes em renda, franjas e bordados com linhas coloridas.


Cor azul entre as Tendências Primavera/verão 2016
A aposta para o verão 2016, pelo menos, se depender dos desfiles de Nova York e Londres, é o azul e o fundo do mar, com muitas estampas marinhas e cores bem a cara do verão.
A moda navy promete voltar com tudo na primavera/verão 2016. E se prepare para saiascamisetas, saias de cós alto e cintos seguindo essa tendência.
E por falar em moda navy, o mix de listras e xadrez parecem ter caído no gosto geral e, portanto, poderão ser vistos, novamente, na próxima estação.
Embora, claro, o brilho tenha dado as caras através de paetês, as grifes apostaram em um visual mais simples, na sensualidade natural, com roupas com cortes esvoaçantes.
O sportwear também esteve presente nas passarelas, se mostrando como uma forte tendência, dando um ar de casualidade e até mesmo descolado na roupa, o que pode ser bem interessante para quem gosta de ousar ou inovar.
estilo romântico também foi uma forte presença nos principais desfiles, com cores em tons pastéis e tecidos leves, fluidos e estampas florais presentes em muitas das peças.

desfile em SPFW
Os desfiles funcionam como uma espécie de termômetro para termos uma ideia do que estará nas vitrines na próxima estação.
Por aqui, é através do SPFW, mais precisamente, do último dia da Semana de Moda de São Paulo, que podemos fazer um balanço das principais tendências.
E é o que mostraremos agora, quais são elas, as tendências ou apostas, e se prepare, pois a lista é bem grandinha.

As principais tendências da moda primavera/verão 2016

1 – Tecido

mulher com vestido de renda branco
Como uma das tendências da moda 2016 é o romantismo, a renda, certamente, continua em alta, podendo aparecer em vestidos
mulher usando blusa branca em renda
…blusas, detalhes…
desfile com roupa de renda
…tramados em rede.

2 – Laços

mulheres desfilando com laço na roupa
O romantismo se fez presente também com looks exibindo laços…e nada de lacinho, eram laçarotes mesmo!


3 – Estampas
Estampas que são Tendências da Moda Primavera/verão 2016
Inspiradas em diferentes estilos, vamos poder ver muitas estampas, desde listras, até paisley, poá, batik, ikat e motivos arabescos.

Estampas florais para a Primavera/verão 2016
E, claro, as flores estão sempre presentes!

4 – Cores

Tendências de Cores para Primavera/verão 2016
E se prepare para muito branco, cru, cores em tom pastel…
Cores da moda Primavera/verão 2016
Mas também marrons, laranjas, pink, tons cítricos e flúor…

5 – Vestidos

Tendências de Vestidos para Primavera/verão 2016
Os anos 1960 estão de volta, com vestidos em formato A.

6 – Franjas

Franjas da Moda Primavera/verão 2016
E quem apostar nas franjas vai acertar em cheio…compondo um look boho, super em alta!

7 – Texturas

Texturas da Moda Primavera/verão 2016
O verão tem tudo a ver com ousadia, portanto, vale brincar com texturas e aplicações em 3D.

8 – Sobreposições

Tendências e Estilos da Moda Primavera/verão 2016
Estilistas como Paulo Martinez, do Minas Trend, apostam nas sobreposições e viva o laranja!

9 – Recortes Vazados

Tendências de Recortes Vazados para Primavera/verão 2016
Pois é, os recortes estarão, estrategicamente, vazados na altura da cintura, puro charme!
Mulheres usando Recortes Vazados
Alguém duvida que essa tendência vai pegar?

10 – Calças

Tendências de Calças para a Primavera/verão 2016
Curtas, pantalonas e a volta da clochard – para quem não está ligando o nome à pessoa, são aquelas que parecem de mendigos de filmes antigos, cintura alta e pescando – até mesmo na Moda praia.

11 – Acabamentos

Acabamentos nas roupas de Grife
Acabamentos desfiados foram vistos em grifes como 2nd Floor, Osklen, entre outras, dando um ar mais despojado ao look.

12 – Assimétricos

Tendências de Roupas Assimétricas para a Primavera/verão 2016
E como verão tem tudo a ver com ousadia, claro, que os looks assimétricos não iriam ficar de fora, portanto, se prepare para barras das saias e tops assimétricos!

Saias Midi

Saias Midi da Moda Primavera/verão 2016
Elas, as saias midis, ainda não conseguiram se firmar por aqui, mas foi a aposta de muitos estilistas, com muitos looks, inclusive, com uma pegada retrô, aproveitando as saias midis para compôr looks no melhor estilo Lady Like.

LIMPEZA ESTRATÉGICA DE GUARDA - ROUPA

Não dá pra jogar todas as nossas roupas fora e começar um guarda-roupa do zero. Isso até pode acontecer em programas de TV, mas na vida real é inviável! Esperto é programar limpezas periódicas no próprio armário – e limpeza não quer dizer passar um pano de pó, mas tirar dos nossos ‘acervos’ tudo que não funciona mais. Por isso mesmo, por ser uma atividade que coloca foco no que a gente tem de mais legal, aqui na Oficina a gente chama essa limpeza de ‘revitalização': o resultado dessa triagem faz parecer que as roupas que ficam são todas novas. As direções do que NÃO precisa ocupar espaço (físico e mental!) no guarda-roupa podem ser:
* tudo aquilo que não serve mais (tanto pro nosso corpo, quanto pra nossa vida)
* peças que não são do nosso tamanho
* tudo que já foi usado à exaustão e já tá velhinho
* peças manchadas, furadas, mal conservadas
* peças que a gente põe-e-tira toda vez que vai sair
limpeza de guarda-roupa revitalização
Quando a gente se propõe a exercitar essa revitalização periódica e mantém um guarda-roupa só com o que funciona de verdade (usando auto-honestidade e objetividade como aliados) consegue enxergar direitinho o que tem, a quantidade de possíveis coordenações se multiplica e parece que cada peça vale por cinco!
A cada revitalização a gente já detecta e define necessidades, pra então delinear lista de futuras aquisições — momento super propício esse de estudo do que se tem, avaliação de vontades e planejamento pra looks futuros — pensando em variações de estação e de demandas da vida. No trabalho como consultoras a gente tem experimentado mais e mais com as nossas clientes a sensação de voltar a gostar das próprias coisas <3 a partir desse novo olhar, dessa intenção de fazer a roupa durar no guarda-roupa sempre de maneiras diferentes, frescas.

SOBREVIVENDO AO CALOR COM DIGNIDADE

Se roupa é segunda pele, que essa pele seja tão preparada pra vencer com dignidade o calorzão quanto possível. Ó que apanhadão de sugestões fresquinhas pros dias mais quentes:
nova-calor

tecidos naturais (algodão, seda, lã, linho) permitem maior ventilação que os não-naturais (poliéster, poliamida, acrílico, etc). Vale mais usar uma camiseta com mangas 3/4 em algodão fino do que uma regata em material sintético, viu?
_caimentos soltinhos fazem o ar circular entre pele e roupa, e deixam secar qualquer suor mais rapidamente do que peças super justas — as justas, no calorzão, ficam desconfortáveis e meladas roçando o corpinho de quem usa, é ou  não é?
_cores mais claras refletem o calor (a gente te promete que é de verdade!), e as cores escuras seguram o quentinho na própria roupa, perto da gente ;-)
_comprimentos mais curtos em barras e também nos punhos: mangas 3/4 bem soltinhas ou calças mais curtas e bermudões dão aquela ventilada. Alô pernocas refrescadas.
_cavas, fendas, recortes e decotes podem refrescar pra caramba quando bate um ventinho mais fresco — tem que ficar de olho no dresscode profissional, e se couber, dá-lhe pele à mostra! Vale também pra materiais vazados, tipo rendas e tramas de crochê em fios naturais.
_mesmo raciocínio vale pro que vai calçar pezinhos calorentos: quanto mais dedo de fora, melhor. Calorzão é tempo de escolher sandálias bem abertinhas, frentes não-tão-pontudas (não esmagadoras de pé!), tirinhas e fechos confortáveis, amarrações que não prendem demais.
_prender o cabelo no calorzão é um recurso incrível de estilo (e de praticidade), então vale já sair de casa com madeixas arrumadinhas, presas com decência, pra que os fios não despenquem ao longo do dia — e cabelo preso de jeito criativo vale como um acessório! Parcimônia também na maquiagem, que nossas carinhas bonitas não precisam derreter por calor nenhum desse mundo!
_por fim, pode ser uma boa escolher um power acessório pra brilhar sozinho no look, no lugar de se pendurar com várias coisas. No calor a gente quer mais é se sentir leve, nénão?