quarta-feira, 28 de outubro de 2015

APRENDA A MONTAR UM GUARDA - ROUPAS COM 30 PEÇAS ESSENCIAIS

Caroline Rector, do blog Unfancy, elegeu 37 peças essenciais, que só são trocadas a cada três meses (Foto: Reprodução Blog Unfancy)

Um novo conceito vem mudando a maneira como algumas mulheres se vestem e lidam com os seus consumos de moda: é o armário-cápsula. A ideia, muito propagada pela norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy, gira em torno da simplificação da vida começando por um guarda-roupa compacto. Que tal passar uma estação inteira com apenas 30 peças?

“Eu pensei que fosse odiar. Afinal, fazer compras era o meu negócio. Mas aconteceu que, ao ter menos, eu senti que tinha mais”, contou em sua página. O funcionamento é simples, a cada três meses, Caroline reúne 37 peças versáteis que se encaixam perfeitamente ao lifestyle daquela estação. O restante – itens de outras temporadas ou peças que já estavam sendo usadas com pouca frequência – é armazenado em caixas sob a cama e, se não for revisitado mais, será doado.

O conceito de armário-cápsula funciona principalmente para as produções do dia a dia (Foto: Reprodução Blog Unfancy)Em resumo, seu armário consiste em nove pares de sapato, nove peças de baixo, 15 peças de cima, dois vestidos e dois casacos. Para chegar ao número, ela avaliou quantas peças queria e/ou precisava de cada categoria. Por isso, acha que essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. O ideal é se manter entre 30 e 40, no máximo. E mais: nem tudo deve ser uma nova aquisição. Alguns itens atravessam temporadas no armário de Caroline, que adotou esse novo hábito há dois anos.

Em entrevista à Marie Claire mexicana, ela explicou que, desde a redução significativa do guarda-roupa, tem desfrutado mais cada uma das peças e aprendido a criar combinações mais interessantes. “Para mim, ter um armário-cápsula significa dedicar mais tempo e energia ao que realmente importa e menos tempo decidindo sobre o que vestir, comprando e lavando roupa. Agora sempre sinto que tenho algo incrível para usar tanto em um brunch de domingo, quanto em uma reunião de negócios.”


A nova prática ajudou inclusive Caroline a controlar as compras feitas por impulso. Durante os três meses em que o armário está prontinho, ela aproveita para juntarUS$ 500 (R$ 1.900) para poder comprar coisas pontuais ou que deseja muito ter no armário da próxima estação.

Mas uma mudança desse tipo exige muita reflexão e paciência. Dificilmente, ela será feita de um dia para o outro. O desapego material é gradativo. Mas um bom ponto de partida é questionar por que manter no guarda-roupa peças que já nem vestem tão bem ou já não correspondem mais ao seu estilo.
1. Lifestyle: Reúna em uma lista as principais atividades que envolvem seu dia a dia. Vale incluir eventos especiais já agendados, feriados, viagens, passeio com amigos, trabalho e até o tempo que se passa em casa.

2. Palavras associadas: Escreva o maior número possível de termos relacionados a estilo que você conhece. Circule os que combinam com você e risque aqueles com os quais você não se identifica. Exemplo: boho, tendência, chique, clássico, esportivo, girly... Selecione de 3 a 6.

3. Marcas: Faça uma lista de lojas, marcas e designers que você adora e que funcione com o seu estilo, corpo e orçamento. Isso ajuda a guiar as compras.

4. Cores: Eleja tons majoritários, outros minoritários e alguns pontuais. Pense naqueles que fazem sentido para a temporada, nos que vão fazer a diferença em acessórios, nos que servirão de base...

5. Peças-chave: Coloque no papel itens que você já tem e alguns que pretende comprar. Pense uma lista geral de favoritos para ter uma noção mais completa do seu estilo pessoal. Inclua tops, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa.

6. Looks-chave: Pense em produções que você ama usar, de acordo com as suas atividades básicas, humor, ocasiões especiais.

7. Lista de compras: Agora, dedique-se a reunir itens que você realmente precisa comprar. Mas não se esqueça do limite de peças. Este é o momento de avaliar alguma peça que precisa ser substituída, cores novas que merecem ser consideradas, itens indispensáveis para as temperaturas da estação.

8. Orçamento: Aproveite os e-commerces para avaliar quanto será preciso gastar em cada nova aquisição, mas não gaste mais do que o budget pré-estabelecido.

9. Armário-cápsula: Agora, liste as 30 peças – ou mais – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.

10. Lições aprendidas: Termine anotando ideias e ensinamentos absorvidos durante o processo. Isso será importante na hora de se planejar para a próxima estação.
 Inspire-se e adote!